Algumas dicas importantes para aqueles que estão planejando assar uma carninha no carnaval.
CONSERVAR
Depois das compras vem a “maratona” de conservação. A carne bovina é um alimento rico em proteínas, vitaminas, sais minerais e elevado teor de umidade.Por isso, é importante mantê-la resfriada e prepara-la em até 72 horas após a compra. Se a ideia é consumir o alimento em um período maior, você deverá, obrigatoriamente, congelá-lo.
RESFRIAR
De acordo com nutricionistas o ideal é refrigerar a carne em pequenas porções para evitar o risco de contaminação. Ao resfriar uma peça inteira,você terá que retirá-la para partir apenas o que será utilizado e resfriar o restante da carne.Além disso, é conveniente armazená-las já limpas, sem aparas ou gorduras, que podem rancificar o alimento.
CONGELAR
Neste passo, uma série de sugestões podem ser colocadas em pratica para assegurar a qualidade da carne.O processo é fácil e rápido, além de ser um dos melhores métodos de conservação, sem muitas alterações de cor, sabor e valor nutricional.Apenas os miúdos e as vísceras não devem ser congeladas, porque há risco de deterioração.Todos os outros cortes podem ser facilmente embalados com filme plástico ou acondicionados em embalagens plásticas.Lembre-se de que é fundamental retirar todo o ar da embalagem antes de levar o alimento ao congelador.
Ao congelar uma carne, opte por cortá-la em várias partes e congelá-la em pequenas porções.Em geral, os pedaços maiores demoram para congelar,o que permite a formação de cristais de gelo no interior dos tecidos.
É importante ressaltar que, após todos esses cuidados, a carne congelada em pedaços terá validade de até 7 meses. Os bifes e as carnes assadas poderão ficar congelados até 5 meses. Já a carne moída, por deteriorar-se mais rápido, tem validade de até 3 meses.
DESCONGELAR
O processo é gradativo e exige paciência.De acordo com nutricionistas, o alimento deve ser descongelado lentamente. É recomendável descongelá-lo ainda no interior da geladeira, a uma temperatura de 2 a 10°C. Caso tenha pressa, utilize uma vasilha com água fria para ajudar a descongelar. Tome muito cuidado para não deixar o alimento entrar em contato com a água. Embale bem antes de submergir na vasilha.
Sempre é tempo de reforçar: os processos de conservação e manutenção do sabor do alimento, limitam-se em congelar rapidamente e descongelar lentamente. A carne descongelada deve ser preparada e consumida em até 24 horas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário